O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) conta, desde 10 de julho, com um novo sistema que permite ao paciente consultar a posição na lista de espera por cirurgia. A novidade é voltada para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos pela instituição.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A ferramenta foi desenvolvida pelo Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD), a partir de uma solicitação do Núcleo Interno de Regulação (NIR). A intenção é garantir mais transparência e acesso à informação para os pacientes.
– Essa demanda se faz essencial para garantir que os pacientes tenham acesso a informações claras e precisas sobre sua posição na fila, promovendo confiança no sistema de saúde e na instituição – reforça a enfermeira da Unidade de Regulação Interna, Carla Simone Palmeira Marques.
Para o chefe do Setor de Contratualização e Regulação (STCOR), Helder Ferreira de Souza, a medida é um ato de respeito aos direitos do paciente.
– A transparência da Lista de espera cirúrgica também fortalece a responsabilidade dos profissionais e da administração hospitalar, promovendo uma cultura de ética e respeito aos direitos dos pacientes, essenciais em um sistema público de saúde que busca oferecer atendimento justo e de qualidade a todos.
Como funciona o sistema
A consulta à lista de espera para cirurgias eletivas do Husm pode ser feita de forma simples e segura por meio de celulares, tablets ou computadores, acessando o site oficial do hospital. Na página inicial, basta acessar a área “Espaço do Paciente” e clicar em “Consulta à Lista de Cirurgias Eletivas” ou acessar diretamente por esse link. Não é necessário realizar cadastro. Para visualizar as informações, o paciente deve informar o número do CPF, do Protocolo da Cirurgia ou do Cartão SUS (Cartão Nacional de Saúde).
O sistema apresenta a posição atual na fila, por especialidade cirúrgica por procedimento e brevidade (veja abaixo).

Segundo o chefe da Unidade de Sistemas de Informação e Inteligência de Dados do HUSM, Eduardo de Oliveira, a ferramenta foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação do Hospital e se comunica diretamente com o sistema AGINFO, que gerencia a Lista de Espera Cirúrgica (LEC).
– Devido à complexidade envolvida, os principais desafios enfrentados foram os elementos de segurança implementados na pesquisa dos pacientes à LEC. Para informações mais detalhadas sobre a cirurgia, o paciente necessita identificar três dados pessoais que são exibidos na pesquisa para confirmar sua identidade e liberar acesso aos dados sobre a cirurgia. Existe um limite diário de tentativas, além de uma verificação do tipo ‘sou humano’, para evitar acessos indevidos – explica Oliveira.